Páginas

terça-feira, 18 de dezembro de 2012

Turismo de Compras


TURISMO DE COMPRAS
Por Sheila Oliveira

O Turismo de compras é o deslocamento do turista com a intenção de fazer compras, e tendo em conta o bom preço ou a diversidade de produtos ainda não encontrada na cidade de origem do turista. O  turismo de compras  já existe no Brasil, a algum tempo, porém de uma forma mais ilegal, e não segura, ou seja, quase sempre era um grupo de pessoas que se reunia, alugava um ônibus e iam até o Paraguai às compras, porque lá é tudo mais barato. Hoje o turismo de compras esta elitizado e é direcionado aos Estados Unidos e à alguns países da Europa como França e Itália. Já existem atualmente guias de turismo especializados em compras, estes guias se responsabilizam pela organização do grupo, bem como toda a estadia na cidade escolhida. Nos EUS existem muitos Outlets.
No Brasil, na cidade de São Paulo tem centros de compras, um deles muito conhecido, é a  vinte e cinco de março, lá tem de tudo literalmente, com preços mais em conta, desde varejo ao atacado, tem o Brás também que o foco é roupas, lojistas do Brasil inteiro compram no Brás para revender em suas cidades.
Na época que antecede o Natal, a programação natalina e os atrativos culturais e turísticos trazem mais de 2 milhões de visitantes à cidade. Desse total, cerca de 20% vão às compras. Recente estudo realizado pela SPTuris revelou que o Terminal Turístico de Compras 25 de Março, administrado pela empresa, que recebe os turistas que vêm à cidade para fazer compras na região, recebe cerca de 600 ônibus todos os meses, trazendo cerca de 350 pessoas por dia que apresentam um gasto médio de R$ 1.800 por comprador. No mês de dezembro, o número de ônibus recebidos no terminal chega a 900, e o de consumidores ultrapassa 600 por dia. Essa multidão que vem às compras fala diferentes sotaques, principalmente os de cidades do interior do estado de São Paulo, de Minas Gerais, do Rio de Janeiro e de Santa Catarina. Entre os estrangeiros que fazem compras na região, a maioria é vinda dos Estados Unidos, Argentina, Alemanha e Chile. Nos shoppings, a decoração e as programações de Natal atraem os consumidores, alcançando um aumento de cerca de 40% no número de visitantes nesse período, segundo a Associação Brasileira de Lojistas de Shopping (Alshop).
Números do Turismo de Compras em São Paulo

11 milhões de visitantes ao ano
21,5% realizam compras na cidade
240 mil lojas
77 shopping centers que totalizam 9 mil lojas e recebem 90 milhões de pessoas por mês
59 ruas de comércio especializado em 51 segmentos
900 ônibus chegam ao Terminal 25 de Março durante o mês de dezembro, com 600 passageiros por dia
R$ 1.800 é o gasto médio por dia dos compradores da região da Rua 25 de Março
17 vias constituem a região da 25 de Março, recebendo até 1,2 milhão de pessoas por dia no  fim do ano. Nos outros meses, circulam por lá uma média de 400 mil pessoas diariamente.
10% deve ser o crescimento no número de compradores na região da 25 de Março neste fim de ano, segundo estimativas da Univinco – União dos Lojistas da 25 de Março e Adjacências.

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário