TURISMO DE COMPRAS
Por Sheila Oliveira
O Turismo de compras é o
deslocamento do turista com a intenção de fazer compras, e tendo em conta o bom preço ou a diversidade de
produtos ainda não encontrada na cidade de origem do turista. O turismo de compras já existe no Brasil,
a algum tempo, porém de uma forma mais ilegal, e não segura, ou seja, quase
sempre era um grupo de pessoas que se reunia, alugava um ônibus e iam até o Paraguai
às compras, porque lá é tudo mais barato. Hoje o
turismo de compras esta elitizado e é direcionado aos Estados Unidos e à alguns
países da Europa como França e Itália. Já existem atualmente guias de turismo especializados
em compras, estes guias se responsabilizam pela organização do grupo, bem como
toda a estadia na cidade escolhida. Nos EUS existem muitos Outlets.
No Brasil,
na cidade de São Paulo tem centros de compras, um deles muito conhecido, é a vinte e cinco de março, lá tem de tudo
literalmente, com preços mais em conta, desde varejo ao atacado, tem o Brás
também que o foco é roupas, lojistas do Brasil inteiro compram no Brás para
revender em suas cidades.
Na
época que antecede o Natal, a programação natalina e os atrativos culturais e
turísticos trazem mais de 2 milhões de visitantes à cidade. Desse total,
cerca de 20% vão às compras. Recente estudo realizado pela SPTuris revelou
que o Terminal Turístico de Compras 25 de Março, administrado pela
empresa, que recebe os turistas que vêm à cidade para fazer compras na
região, recebe cerca de 600 ônibus todos os meses, trazendo cerca de 350 pessoas
por dia que apresentam um gasto médio de R$ 1.800 por comprador. No mês
de dezembro, o número de ônibus recebidos no terminal chega a 900, e o de
consumidores ultrapassa 600 por dia. Essa multidão que vem às compras fala
diferentes sotaques, principalmente os de cidades do interior do estado de
São Paulo, de Minas Gerais, do Rio de Janeiro e de Santa Catarina.
Entre os estrangeiros que fazem compras na região, a maioria é vinda dos
Estados Unidos, Argentina, Alemanha e Chile. Nos shoppings, a decoração
e as programações de Natal atraem os consumidores, alcançando um aumento
de cerca de 40% no número de visitantes nesse período, segundo a
Associação Brasileira de Lojistas de Shopping (Alshop).
Números do Turismo de Compras em São Paulo
11 milhões
de visitantes ao ano
21,5%
realizam compras na cidade
240 mil
lojas
77
shopping centers que totalizam 9 mil lojas e recebem 90 milhões de pessoas por
mês
59 ruas de
comércio especializado em 51 segmentos
900 ônibus
chegam ao Terminal 25 de Março durante o mês de dezembro, com 600 passageiros
por dia
R$ 1.800 é
o gasto médio por dia dos compradores da região da Rua 25 de Março
17 vias
constituem a região da 25 de Março, recebendo até 1,2 milhão de pessoas por dia
no fim do ano. Nos outros meses, circulam
por lá uma média de 400 mil pessoas diariamente.
10% deve
ser o crescimento no número de compradores na região da 25 de Março neste fim de
ano, segundo estimativas da Univinco – União dos Lojistas da 25 de Março e
Adjacências.
Nenhum comentário:
Postar um comentário