Páginas

terça-feira, 18 de dezembro de 2012

Ecoturismo


Ecoturismo
“Faça parte do meio ambiente de uma forma divertida, saudável e acima de tudo sustentável”

Por Paula Porto
                                             http://modelosdemonografias.com.br

Ecoturismo ou turismo ecológico é um segmento do turismo que engloba os patrimônios e belezas de nossa natureza, faz incentivo a conscientização ambiental e aos cuidados com o meio ambiente. O ecoturismo  atualmente é um dos segmentos que mais cresce no mundo, enquanto o turismo no geral cresce 7,5% ao ano, o ecoturismo esta crescendo de 10 a 25% ao ano. Segundo pesquisas da OMT estimas-se que 10% dos turistas em todo o mundo tenham como escolha o turismo ecológico. O ecoturismo mundial  possui um faturamento anual que gira em torno de US$ 260 bilhões, sendo 70% pertencentes ao Brasil.
“Ecoturismo é um segmento da atividade turística que utiliza de forma sustentável o patrimônio natural e cultural, incentiva sua conservação e busca a formação de uma consciência ambientalista através da interpretação do ambiente, promovendo o bem-estar das populações.A atividade busca valorizar as premissas ambientais, sociais, culturais e econômicas e inclui a interpretação ambiental como um fator importante durante a experiência turística.”  (Viva Terra Ecoturismo)”
Temos uma lista de atividades que normalmente são consideradas ecoturismo. Elas são praticadas no meio ambiente natural. Seguem algumas delas:
Ex: Tirolesa
Chamada tirolesa é a prática da travessia de montanhas, vales, lagos ou canyons, por meio de cordas, utilizando uma roldana e equipamentos apropriados. Essa modalidade de esporte radical é muito difundida no mundo inteiro, principalmente na Nova Zelândia. Seu nome, origina-se da região do Tirol, onde foi desenvolvida. No Brasil existem tirolesas famosas na Cachoeira Santa Marta, em Serraventura (em Bonito) e no Parque dos Sonhos em Socorro.
Boia-Cross“O boia-cross é a prática de descer corredeiras classe II (leves) em grandes boias redondas. A atividade inclui brincadeiras no rio e é acompanhada por canoístas profissionais que garantem a segurança dos participantes.
(Wikipédia)
Snorkeling e Flutuação
A flutuação é um passeio em que o turista flutua, equipado com roupas de neoprene, colete salva-vidas, máscara e snorkel, em um trecho de rio, geralmente com pouca velocidade de correnteza, e observando a fauna e flora aquática. Como é um passeio de ecoturismo, existem regras a serem seguidas, visando a conservação do ambiente aquático. Na região de Bonito e Jardim, no estado de Mato Grosso do Sul, existem passeios de flutuação em rios de água cristalina, com alta biodiversidade, belíssimos.”
(Wikipédia)
 Cicloturismo: “Cicloturismo é uma modalidade turística onde o principal meio de transporte é a bicicleta em uma trilha passando por área de proteção ambiental. O cicloturista, turista que pratica cicloturismo, pode pernoitar fora de seu local de convívio habitual. Não se trata de uma atividade competitiva e é um bom exercício.
(Wikipédia)
Rafting: “O rafting é uma atividade praticada em botes com capacidade de 5 a 7 pessoas no máximo, sempre conduzido por um guia profissional e canoístas para garantir a total segurança dos praticantes. Em alguns lugares do Sudeste do Brasil, como os vilarejos de Lumiar e São Pedro, se pratica este esporte, pela abundância de rios, cachoeiras, aliado ao clima fresco já que as vilas se situam nas montanhas, e à beleza da floresta da reserva de Macaé de Cima, próximo a Nova Friburgo.
  Normalmente os roteiros que os turistas querem fazer são elaborados por agências, operadoras, ou pessoas que abem seus negócios no ramo turístico e vendem esses passeios e ou viagens.
                                          http://modelosdemonografias.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário