Páginas

terça-feira, 18 de dezembro de 2012

A Voz do Guia


A VOZ DO GUIA
Qualidade de voz, se  relaciona com taxas de sucesso

Por Edson Oliveira
O que  faz uma pessoa ter voz diferente uma da outra? Basicamente, diferenças nas pregas vocais e no formato anatômico da região que vai da laringe à cavidade nasal. A voz é uma das características mais exclusivas que a gente tem, tanto que até gêmeos idênticos possuem vozes distintas, ai que entra a individualidade de cada um, o seu poder de chegar onde desejar. O guia tem esse poder, pode ir muito além de apontamentos turísticos  basta ele querer. Um guia com o devido conhecimento do meio em que vive leva informações preciosas, e pode ser um grande formador de opinião, que,  agrega valores sociais e econômicos para uma sociedade.

Foto: Edson Oliveira


Tem coisas na vida que nunca vão mudar, um momento só é bom se tiver alguém para confiar, o guia tem este papel da credibilidade. A voz é importante de ser ouvida, porém temos que apurar a nossa sensibilidade para também ouvir, como devemos fazer para o mundo nos ouvir, no entanto primeiro temos que acreditar em nosso discurso. Como convencer as pessoas a participarem de nossas ideias, ideologias, por meio do nosso tom de voz? Usando fluência verbal, tom e altura da voz. Vamos avaliar nossa comunicação através da voz, é o que as pessoas entendem e percebem o que você quer dizer, temos que encontrar nossas ferramentas naturais, primeiro trabalhar corpo e a postura. Uma das ferramenta é a voz a forma que você vai transmitir sua emoção, outra ferramenta é a  que está dentro da voz são as entonações que pode falar uma coisa e esta dizendo outra. Temos que usar essas ferramentas de forma adequada temos colocar em prática nosso potencial, pois sempre podemos ser melhor do que já somos.



A foto a qual eu escolhi é de David Moreno provém da 30ª Bienal de Artes – 2012, ela retrata a mortalidade do nosso corpo, da vida e da morte utilizando a figuralidade do som, que também pode ser vista como , liberdade de expressão e muitas outras coisas.

Para saber mais:  www.bienal.org.br 
 
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário